19/06/13

ENTREVISTA QUE (NÃO) SAIU NO Semanário Grande Porto

POR FALTA DE ESPAÇO/TEMPO, ESTA ENTREVISTA NÃO FOI PUBLICADA NO Semanário GRANDE PORTO... PORTANTO, FICA CÁ PARA A VOSSA LEITURA - Enjoy!

Sou colaboradora do Bairro das Artes Circuit (BAC). Como poderão saber, o BAC tem uma página no semanário Grande Porto onde divulga semanalmente os seus eventos. Gostaríamos, nesta semana de dar destaque à vossa Participação na Montra do Bem-Estar da Assoc.TERRA NA BOCA. Nesse sentido, gostaria que me respondessem a algumas perguntas.

-Qual o vosso percurso? Como foi o vosso encontro com os métodos terapêuticos naturais?


ALICIA: Uy! Há tantos anos... O Kazuo cresceu numa família ligada à Saúde e ao Judô - o pai tinha um dojo e uma clínica de Osteopatia em Akita. Foi muito natural para ele chegar a 3º Dan de Judô e a desenvolver a sua terapia BioEngenharia inspirada nas suas pesquisas, estudos e contactos. Leu o Pai da Macrobiótica George Ohsawa ainda jovem no Japão e ficou fascinado com a possibilidade de Um Mundo de Paz através do alimento certo (Somos o que comemos). Conviveu com Michio Kushi nos Estados Unidos, a quem considera o seu Mestre de Macrobiótica. Mas, como pensador independente, levou todos estes encontros e dádivas que a Vida pôs no seu caminho a um novo patamar: a BioEngenharia, Síntese de Conhecimento Ancestral de Saúde Natural actualizado para o Século XXI e desmistificado para o Ocidente.
Eu pessoalmente sempre estive muito ligada ao Oriente e à Saúde também: o meu irmão, 8 anos mais velho, gostava de estudar em voz alta para os exames de Medicina - todos em casa estudávamos com ele! Mas eu acrescentei a minha nuance: eu ia "beber" conhecimento às minhas leituras e estudos sobre a Índia, a China, o Japão, o Tibete e trazia esses pontos de vista às nossas trocas de ideias em casa sobre a Saúde. Aos 13 anos apercebi-me que não queria continuar a comer carne, para a afliçaõ dos meus pais. Estudei Vegetarianismo e Macrobiótica para além de dedicar-me ao Yoga, à Meditação e às Terapias Naturais.


 - Um japonês e uma argentina, como se encontraram? Como vieram parar a Portugal?

KAZUO: Cheguei a Portugal após o 25 de Abril vindo do Brasil numa divulgação cultural que continuo até hoje. Gosto de transmitir os Conhecimentos de Saúde, simples e antigos, passados de geração em geração, que fazem parte do património cultural de todos os povos do Mundo, nos cursos que dinamizo e nas consultas que dou (que considero mais "Lições" que consultas, e os pacientes são alunos!). Gosto do povo português! Alicia que nasceu na Argentina mas o seu sangue e ossos são portugueses (ri) (é filha de emigrantes em Buenos Aires) veio de férias conhecer a terra dos antepassados, quando lhe surgiu um convite para trabalhar cá. Depois conheceu-me e ficou definitivamente (ri). Já estamos juntos a uns 20 anos sempre a colaborar em prol da Saúde do nosso irmão Humano, para que possa atingir a Paz e a Felicidade Plenas, sem doenças.

- No dia 7, houve uma conversa sobre o Bem-estar e as Estações... todos nós sentimos que a mudança de estações altera o nosso estado físico e psíquico - é possível contornar essas alterações?


ALICIA: Claro que sim! Temos perdido paulatinamente o conhecimento que nos permitia estar harmonizados com o nosso entorno. Vamos ter de recuperá-lo, reaprende-lo. Os Orientais são um povo muito organizado e têm tabelado os sintomas que se manifestam em cada estação e sugestões do que podemos fazer no nosso dia-a-dia para estarmos Bem, para viver Bem. Isto é um conhecimento prático muito útil que nos poupa dores, chatices, más disposições e idas desnecessárias aos hospitais e postos de saúde.


- No dia 14, Alicia orientou a Meditação do Corpo Cósmico que é focada na regeneração. Caracterize esta meditação para os que não puderam assistir, por favor.

ALICIA: O poder da nossa mente, da nossa imaginação está a ser cada vez mais aceite, mas acho que ainda não SABEMOS realmente todo o poderosos, toda a Força, Energia que somos e emanamos e como isso nos afecta a nós e aos que estão a nossa volta - em última instância ao nosso Mundo. Somos um Microcosmos que reflecte uma Macro Ordem (também chamada de Leis Naturais ou Leis físicas e biológicas, Leis Cósmicas ...) e partindo do princípio que "como encima cá em baixo", podemos através da Visão Introspectiva da Meditação causar-nos Bem (tal como se não a soubermos usar ao nosso favor, nos pode causar Dor...) Vamos escolher Bem para ter Bons Resultados e Bons Destinos utilizando os nossos Dons para o Bem e o Embelezamento Geral. Só neste contexto é que se pode entender o alcance desta meditação poderosa.

- Dia 21 haverá uma palestra de apresentação do workshop que decorrerá a 22 (ou 23, ainda por definir) de Junho e que se chama "Bom sangue e boa irrigação: estas são as Bases da BIOENGENHARIA" O que é a Bio-Engenharia? O que podem esperar as pessoas deste workshop? 


ALICIA: Neste fim-de-semana (por motivos prácticos será só um dia neste fim-de-semana e a segunda parte do workshop ficará para o mês de Julho) os participantes receberão informações e conhecimentos de Saúde que vos impactarão positivamente, por muitos anos vindouros! O Prof oferecerá toda a sua experiência através da BioEngenharia em várias vertentes - a perspectiva espiritual (para podermos ter Paz de Espírito, sem a qual não pode existir uma boa Saúde real), a emocional (o autoconhecimento de "quem sou eu" e "o que fazemos neste planeta" à luz da Filosofia Oriental) e a física (como manter o nosso "carro de aluguer" -ou seja, o corpo- em óptimas condições para podermos Realizar a nossa missão/função na Terra ou o que viemos cá fazer). Transmitiremos também quais as plantas medicinais e os suplementos naturais para apoiar o nosso corpo quando necessário, assim como técnicas de massagem WadôAtsu, Moxabustão (acupunctura caseira), alongamentos e asanas necessárias para preservar a lubrificação e juventude das nossas articulações, músculos e tendões. Este Saber é tão Vasto! E tão fundamental nestas épocas de poucos dinheiros, porque isso não pode nem deve condicionar a nossa Saúde, Felicidade e Vida! Será uma consulta colectiva! E se desejarem aprofundar mais, depois falamos...
Por enquanto, podem visitar o nosso blog: blodarcadenoe.blogspot.com ou a nossa página Facebook: Instituto Arca de Noé Século XXI e assistirem aos encontros - serão ocasiões especiais sem sombra de dúvida! Sejam bem-vindos :)


 

Sem comentários:

Enviar um comentário